domingo, 19 de agosto de 2007

Como dizia minha vó

Copiado dos arquivos do site do cantor e compositor Cesar Di http://www.cesardi.com.br/ Coisa de Mineiro Eis aí para posteridade, algumas expressões e palavras usadas em minha terra natal: Córrego de Boa Sorte, São Tomé, Tabajara e Região- Município de Inhapim, Minas Gerais, Brasil. Isturdia- Outro diaVortemo- Voltamos Dijaoji- Ainda à pouco, antes, agora a pouco. Bafafá- Falatório Trepeça- coisa mal arrumada, atrapalhada, coisa mal feita. Um litileiti- Um litro de leite Mastumate- massa de tomate Dendapia- dentro da pia kidicarne- kilo de carne Tradaporta- atrás da porta Badacama- debaixo da cama Pincumel- pinga com mel Iscodidente- escova de dente Nossinhora- nossa senhora Pondions- ponto de ônibus Denduforno- dentro do forno Doidimais- doido demais Cabês de Repôi- Cabeça de repolho Den de ai- Dente de alho Li de oi- Litro de óleo Oncôtô -Onde eu estou Proncônvô- Para onde eu vou Quió- Aqui, Olha Palevá- Para levar Kidmi- 1 Kg de Milho Popopó?- Pode por o pó? Sê besta sô- Deixa de ser bobo Mido- Messo Rapei de banda- Saí fora Ês- Eles Fundeza no istambu- Barriga vazia, vontade comer, fraqueza Vô buzina ês trem no cê- Vou jogar isto em você Lévéin- Lá vem Cruiscredo- Expressão de espanto Carça riscada- Demo, Diabo Marmota- Coisa espalhafatosa, esquisito, feio. Patacão- Relógio velho, relógio grande Féli- Fel Pantasma- Coisa feia, esquisita Munstempo- Muito tempo Comudiziôto- Como diz o outro Vinse- Viesse Belrzonte- Belo Horizonte Mêz- Mesmo Fumo i vortemo- Fomos e voltamos Titóin- Tio Antonio Tipêdo- Tio Pedro Tizé- Tio José Tôcunspranu- Estou com uns planos Deu berada- Deu margem Cuspido i iscarrado- Igual Arruma lá pustôcu- Que se fôda, que se lasque Concoice- Como coisa, como se estivesse Caxifósqui- Caixa de fósforo Rótu- Rótulo Envem- Lá vem Dizêli- Disse ele, ele disse Pricura- Procura Ingastaiado- Agarrado, Preso Oroscóis- Helicóptero Pessuali- Pessoal Incarcano- Calcando Ocê pintô di te feitu isso- Você fez errado U tréim ficô danadu- A situação está difícil Sodá- Cumprimentar, dar bom dia, boa noite Tuchá- Enfiar Si bestá- Se facilitar Nóis Topemo- Nós nos encontramos Pracertá- Para acertar Redá- Arredar Animêmo- animamos Galiá- Balançar Quêzboi- Aqueles bois Isbarrado- Sem saber o que fazer, sem jeito É cráquié- É claro que é Arriviria- À revelia Mió- Melhor Alá- Olhe lá Côcê- Com você Quésmaca- Aquelas máquinas Issaqui tá joganu buzo- Isso aqui está sobrando, tem com fartura Dirda- Dívida Manota- Mancada Bubiça- Bobagem Asturdia / Isturdia- Outro dia Istumá- Instigar o cahorro pra ir atrás da caça Gurpião- Serra para madeira Currião- Cinto Méli- Mel Cê num mi infeza não- Não me deixe nervoso Num var nada- Não vale nada Mió- Melhor Varcilô- Vacilou Até fala qui chega, até babá- Até não poder mais Derréia- Diarréia Pescóção- Um soco bem dado Fiusá - confiar Culiadu - Aliado, de combinação com alguém Disgrêta- Um xingo Disgrama- Um xingo, como se fosse desgraça Tribuzana- Confusão, atribulação, formação de coisa feia Tuíca- Porca Faizmali- Faz mal Deve tê vido- Deve ter visto Adispôis / Dispôis - Depois Êzinventucuntuá - Eles inventam tudo quanto há, ou seja falam demais, mentem Maizómênu - Mais ou menos Carquétantu- Qualquer tanto Ficô zurêta - Ficou doido Paiaçada- PalhaçadaI ntécondu- Até quando Essi troçu- Essa coisa Dismaniadu- Separado Tava zuretinzim- Estava louco, muito louco Tava tentadinzin- Estava doido, muito doido Pantalião- Uma pessoa simplória, boba Aí eu apertei o pé- Aí eu andei rápido Duzensipôcu- Duzentos e pouco Vai dá di nóis í- Vai ser preciso que a gente vá Num posso fica lerdanu- Não posso esperar, estou com pressa Vô dá ûansvorta- Vou sair por aí Fei- Feio Fulano saiu quemanu chão praí arriba - Fulano saiu muito rápido aí pra cima Dijeinium- De jeito nenhum Saiu vendenu azeite - Saiu rápido, correndo... Istazunidu- Estados Unidos Levieu- Leva eu Eli tava cum ispixincói- Ele estava enrolando, puxando pra trás A presa tá dilurida- O dente canino está dolorido Porvá- Provar Ieu- Eu Torô numei- Quebrou-se ao meio Manda ôta na catana dessa- Manda outra depois desta Sâingui- sangue Acá ó- Olha aqui. Chuchá- enfiar Muié- Mulher Vonsipô- Vamos supor Gumitá- Vomitar Iscumá- Espumar Ujença- Urgência Dôtori- Doutor Agora fulano tá pego- Agora ele se deu mal Tá quais varanlá- Está quase conseguindo chegar até lá Musga- Música Cê ta é perdeno ponto pá sapu- Você está é dando mancada Cê vai chorá as paxão- Você vai se arrepender Tá isprivitado- Está bem claro, dá pra ver tudo Tá matano cachorro a grito- Está desesperado, por exemplo muito tempo sem sexo. Eu tô azórdi- Estou às suas ordens Isso é bafureti- Isso é sem valor, é ralé, é de pouca qualidade Num facilita qui dispois ce num grita- Melhor se prevenir. Cuidado prá não ter que chorar o leite derramado. Truvuada- Trovoada Relampu- Relâmpago Oliaiz- Aliás Coisa e tali- Coisa e tal Que Deus tarlipremite- Que Deus não permita que isso aconteça Num sidô cum fulano- Eu não vou com a cara do fulano Prodijicar/Projudicar- Prejudicar Tava tinino de bão- Estava muito bom Ôi / Ôiô- Olho Fôia- Folha Mio- Milho Mió- Melhor Bitela- Grande Truci- Trouxe Ôrêia / Zurêia- Orelha Zói- Olho Zuvido- Ouvido Zunha- Unha Baje de féjão- Vagem de feijão Cumê- Comer Córgo- Córrego Arvinha- Arvorezinha Arvão- Árvore grande Tôcera/Trôcera - Moita Mondigenti - Multidão Imbira - Corda Regaçá - Estraçalhar Largato - Lagarto Fédaputa - Filho da puta Fédazunha- Filho da puta , filho das unhas, filho do cão Isganado- Comilão, guloso Curiol- Curió Sórto o pau- Desço a madeira, bato .Minduím- Amendoin Arapôis meu Deus- Olhe por nós meu Deus, tenha piedade, socorrei-me Berno- Berne Baita- Grande Azavessa- Ao avesso Quando eu caí im si- Quando eu percebi Fiquei buzina- Fiquei furiosa Madorna- Cochilo, soneca Istrupiço- Alguém sem valor, inútil Mulambu- Pano velho, trapo Sapassado- Sábado passado Tô na duda- Estou na dúvida Resfrescá- Refrescar Anse- Antes Logo- À noitinha Dá uma esfrega- Pegar o cara e descer o cacete Bobo Alegri- Um coitado, um simplório, otário Massegar- Amassar, esfregar Lainha- Ia Indo Antonce- Então Quinem- Igual, semelhante. Cepada- Batida Abêia- Abelha Abróba- Abóbora Butuá- Abotoar Crima- Clima Quilina- Crina Quais- Quase Òimbu- Ônibus Istambu- Estômago Chapoca- Uma coisa muito grande Quéde- Cadê, onde Cacunda- Costas Suai- Assoalho. Estas preciosidades foram colhidas pelo Cesar Di, o Noé do Tôi Reis. se vc sabe de outras deixe nos comentários. Lembre se que estao aqui para mostrar o modo peculiar de falar, de nossos antepassados, se ainda falamos algumas palavras dessas, ótimo, faz parte de nossa Cultura Interiorana.

Nenhum comentário: